
Um terremoto de magnitude 7.7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), causando o colapso de estradas na capital Naypyidaw e fortes tremores nas vizinhas China e Tailândia.
O epicentro do terremoto foi localizado a 16 quilômetros da cidade de Sagaing, a uma profundidade de 10 quilômetros, por volta das 12h50min (horário local), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Jornalistas da AFP em Naypyidaw disseram que as estradas estavam colapsadas devido à força do terremoto e que os telhados dos prédios foram arrancados.
A equipe da agência estava no Museu Nacional quando o prédio começou a tremer. Partes do telhado cederam e paredes racharam enquanto trabalhadores uniformizados, alguns chorando e tremendo, corriam para fora. Outros pegavam seus celulares para ligar para seus familiares.
O chão tremeu violentamente por meio minuto antes de estabilizar. Não houve relatos imediatos de vítimas.
Tremor na Tailândia e na China
Em Bangkok, na Tailândia, um prédio de 30 andares em construção desabou deixando pelo menos 43 trabalhadores presos depois do terremoto.
O arranha-céu, localizado no norte da capital tailandesa, foi reduzido a escombros em poucos segundos após o forte terremoto. Embora nenhuma morte tenha sido relatada até agora, o governo do país asiático declarou estado de emergência na metrópole.
Escritórios e empresas foram rapidamente evacuados e alguns serviços de metrô e trem leve foram suspensos.
— Ouvi e estava dormindo em casa. Corri para o mais longe que pude do prédio, de pijama — disse Duangjai, morador de Chiang Mai, uma cidade turística no norte da Tailândia.
O terremoto também atingiu a província de Yunnan, na China, na fronteira com Mianmar, de acordo com o Centro de Redes Sísmicas da China (CENC), que estimou sua magnitude em 7.9.
Com informações GZH