Três Passos TV

Onda de calor deve se estender até março e atingir temperaturas extremas

A MetSul Meteorologia alerta que a onda de calor que se inicia será prolongada, intensificando-se nos próximos dias e podendo se estender até a primeira semana de março. As temperaturas extremamente altas devem persistir durante esse período.

Este novo episódio de calor em fevereiro – o primeiro ocorreu entre os dias 2 e 12 – está relacionado a uma bolha de calor que abrange Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, além de impactar parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O fenômeno, também chamado de cúpula ou domo de calor, ocorre quando uma área de alta pressão atmosférica se mantém sobre uma região por vários dias ou até semanas. Essa condição dificulta a passagem de massas de ar frio e impede a formação de frentes frias, mantendo o ar quente aprisionado próximo à superfície. Com isso, o ar já aquecido sofre compressão e se torna ainda mais quente, elevando significativamente as temperaturas.

No último sábado (17), diversas cidades do Rio Grande do Sul registraram temperaturas elevadas. Em Santiago, os termômetros marcaram 36,4°C, enquanto São Borja teve 36,2°C. Já em Campo Bom, a máxima foi de 34,6°C, seguida por São Vicente do Sul, com 34,3°C. Em Teutônia e Tupanciretã, a temperatura chegou a 34,2°C, e Porto Alegre registrou 32,7°C.

Nos próximos dias, a tendência é que as temperaturas subam ainda mais no Rio Grande do Sul e em países vizinhos, com máximas muito elevadas em várias áreas da América do Sul. A previsão da MetSul indica que os dias mais quentes no estado devem ocorrer entre esta segunda-feira (19) e quarta-feira (21), com a possibilidade de novas marcas extremas no fim da semana. Em várias cidades, os termômetros podem registrar temperaturas próximas ou superiores a 40°C durante as tardes.

As regiões que mais devem sentir os efeitos do calor intenso são o Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Sul, Vales, Porto Alegre e a Região Metropolitana.

Calor intenso deve persistir por várias semanas
Os modelos meteorológicos analisados pela MetSul indicam que esta onda de calor será duradoura, podendo se prolongar por até 15 dias. Projeções feitas por centros meteorológicos internacionais, como o modelo GFS da NOAA (EUA) e o ECMWF do Centro Meteorológico Europeu, mostram que o calor extremo deve continuar pelo menos até o início de março.

Com isso, a previsão aponta que o Carnaval no Sul do Brasil será marcado por temperaturas elevadas, reforçando a necessidade de atenção aos cuidados com a exposição ao calor intenso.

Fonte: https://metsul.com/onda-de-calor-ganha-forca-sera-atipicamente-longa-e-vai-invadir-marco/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima