Três Passos TV

Escolas estaduais da 21ª CRE realizam eleições para diretores nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, as eleições para a escolha de diretores e vice-diretores das escolas estaduais da região da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) serão realizadas em 48 das 63 escolas da rede. A votação, que ocorrerá em equipamentos eletrônicos totalmente desconectados da internet, faz parte do processo de gestão democrática previsto em lei e definirá as equipes diretivas para o período de 2025 a 2027.

De acordo com as regras estabelecidas pela Lei 16.088/2024, pelo Decreto Nº 57.775/2024 e pelo Edital Nº 01/2024, o pleito envolve quatro etapas principais: a participação em um curso de gestão escolar, a realização de uma prova de conhecimentos específicos, a formalização das candidaturas e, finalmente, a eleição pela comunidade escolar.

Votação e participação da comunidade

Estão aptos a votar professores, funcionários, alunos acima de 12 anos e um representante por aluno menor de idade. Para que o pleito seja validado, é necessário que os segmentos de pais e alunos representem 30% dos votos e que professores e funcionários componham 50% do quórum.

Cada escola estabelecerá o horário de votação dentro de seus limites organizacionais. Exemplos incluem o Instituto Estadual de Educação Maria Cristina – CIEP, em Humaitá, onde a votação ocorrerá das 8h às 19h, e a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida, em Sede Nova, que atenderá eleitores das 7h30min às 19h.

Na Escola Estadual de Educação Básica São Martinho, a votação está programada para acontecer entre 8h30min e 20h.

Chapas únicas em todas as 48 escolas

Todas as 48 escolas participantes apresentam chapas únicas. Em Humaitá, no Instituto Estadual de Educação Maria Cristina – CIEP, a chapa é composta por Daiana Hartmann, atual diretora, e Clovis Hauschild Ebert, atual vice-diretor. Eles buscam a reeleição. Em Sede Nova, a chapa é liderada por Mário José Willers, professor com 24 anos de experiência no Magistério, concorrendo ao cargo de diretor.

Na Escola Padre Gonzales, os candidatos são Eliane Lutz para diretora e Geralcina de Souza para vice-diretora. Na Escola Águi de Haia, a chapa é liderada por Amalia Granetto, concorrendo à direção, com Fatima Larssen, Juliane Cornelius e Sirlei Bervian como vice-diretores. Já na Escola Érico Veríssimo, Alci Finatto é o candidato a diretor, acompanhado por Katiuscia Knorst, Michel Hennicka e Rosangela de Andrade como vice-diretores.

Próximos passos

A apuração dos votos deverá ser concluída até o dia 18 de dezembro, com a homologação dos resultados até 20 de dezembro. Caso alguma unidade escolar não atinja o quórum necessário em algum dos segmentos, um segundo turno será realizado em 20 de dezembro, com a homologação final prevista até o dia 24 de dezembro.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima